A Águas de Paços de Ferreira tem como compromisso garantir o abastecimento público de água, assegurando os mais elevados padrões de qualidade, bem como a recolha, o transporte e tratamento das águas residuais drenadas no sistema público de Paços de Ferreira, em cumprimento com os princípios de sustentabilidade e equidade de acesso.
O sistema público de abastecimento abrange, em 2023, 96% dos alojamentos do concelho. A quase totalidade da água do sistema de abastecimento provém da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Lever, operada pela Águas do Norte.
O sistema público de drenagem e tratamento de águas residuais, em 2023, abrange igualmente todas as freguesias, chegando a 97% dos alojamentos. Através da operação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Arreigada é assegurado o tratamento primário e secundário de todo o efluente, antes da sua devolução ao meio hídrico.
É igualmente da competência da Águas de Paços de Ferreira a gestão e reabilitação das infraestruturas existentes. Para estas, contribui um forte investimento em tecnologia, sendo uma componente relevante nos investimentos com implicações diretas:
- Ao nível da telegestão de equipamentos, permitindo aos operadores a monitorização do sistema de distribuição e recolha;
- Na implementação e manutenção de um sistema de informação georreferenciado (SIG) das infraestruturas, com toda a informação relacionada com o cadastro das infraestruturas;
- Na monitorização da qualidade da água distribuída;
- Na monitorização da água tratada nas ETARs.